Como diz o ditado, antes tarde do que nunca! Depois de 1 mês aqui na Europa, finalmente decidi escrever meu blog :)
Eu poderia dizer em detalhes tudo o que me aconteceu até agora, mas esse primeiro post ficaria imenso e você provavelmente não se daria ao trabalho de ler. Então vou colocar em alguns tópicos minhas impressões sobre meu primeiro mês!
Aonde e para quê?
Eu estou morando em Heidelberg, na Alemanha! Vim fazer um estágio de 6 meses no departamento de auditoria interna na sede da SAP em Walldorf (uma cidade próxima a Heidelberg).
Aeroportos
Gente, nós realmente precisamos rever nosso conceito de aeroporto! Para vocês entenderem, meu voo para cá foi: Guarulhos > Salvador > Frankfurt. Sem brincadeira, peguei mais de uma hora de fila para conseguir chegar no meu portão de embarque em Salvador! Tirando que a sinalização era uma beleeeeza (tanto em Sampa quanto em Salvador). O pior era ouvir os gringos falando com aquele sarcasmo Brasil!
Ou seja, ou modernizamos nossa infraestrutura, ou realmente vamos passar vergonha em 2014!
Frankfurt foi bem tranquilo, mas fica a dica: antes de resolver usar um dos terminais de internet, teste o mouse! Lá eu perguntei aonde eu poderia pegar um ônibus para Heidelberg, e 1h30min depois eu estava na cidade (com direito a mapa da parte central de Heidelberg que até hoje eu ainda não me separo :P).
Pessoas
Ok, não sei se foi a minha expectativa de encontrar um monte de gente fria, séria e que não gosta de estrangeiros, mas eu estou achando os alemães bem legais!
Assim que eu cheguei na cidade, encontrei umas 10 pessoas do escritório local da AIESEC daqui. Todo mundo me tratando muito bem. Mas aí eu descobri que eu era a primeira intercâmbista que eles receberam esse ano e pensei, certo, eles estão me mimando porque eu sou uma "novidade". Aí eu encontrei a galera da casa, o pessoal é meio quieto, mas são legais. Eu moro com 1 menino (Oliver) e supostamente 3 meninas (Corina e Nina), mas uma delas não apareceu por aqui até hoje!
Aí eu pensei, pode ser que eu tenha dado sorte com meus flatmates, mas eu percebi que não! Todo lugar que eu ia por aqui o pessoal me tratava bem, até os que não falavam inglês! Para vocês terem uma noção, uma vez logo na primeira semana, eu pensei que precisava de um adaptador de tomada para meu computador, aí saí procurando um lugar que vendesse. No primeiro que eu fui, a mulher consegui falar um pouco de inglês, aí ele me orientou para ir a um local que eu não tinha a menor ideia de como chegar, mas como ela não consegui explicar em inglês pediu para eu ir num café que tinha ao lado...fui toda feliz acreditando que o pessoal falava inglês lá...santa ingenuidade Batman! Eles não falavam, mas conseguiram entender que eu precisava chegar no tal do Media Market, que é bem famoso por aqui, e me desenharam um mapa para ir até lá! Sério, me senti uma gringa no Brasil, achei que jamais um alemão faria isso!!!
Cidade
Heidelberg é uma cidade linda!!! Apesar de eu só ouvir falar daqui por causa do meu intercâmbio, tem um monte de turistas aqui, geralmente orientais com umas máquinas fotográficas super modernas. Ela foi uma das poucas cidades alemãs que não foi destruída durante a segunda guerra mundial, pois o exército americano instalou uma base militar aqui. Aliás, eu moro a menos de 5min dessa base que ainda funciona, mas que está programada para ser desativada nos próximos anos. (Isso e muitas outras coisas por aqui, como pessoas que nasceram na URSS ou na Alemanha Oriental, me fizeram perceber o quão recente são eventos históricos como as Guerras mundiais, a Guerra Fria, divisão da Iugoslávia entre outros). A cidade é basicamente turística e também tem muitos estudantes, já que a universidade aqui é muito boa (pelo menos é o que me falaram).
Provavelmente é por isso que as pessoas aqui são tão legais, tem vários estudantes que moram em repúblicas e o restante da população está acostumada com gringos, isso para não dizer que eles precisam dos turistas!
Trabalho
Walldorf é praticamente a SAP, sério, a cidade é bem pequena e não tem muito mais coisas. A SAP tem mais de 8 prédios na cidade, mas nenhum é muito alto, por exemplo, o que eu trabalho é o principal e possui 6 andares. No geral eu estou adorando o trabalho. A cultura empresarial aqui é bem diferente do que se imagina em uma empresa alemã. A galera não se trata com muita formalidade e o relacionamento, inclusive com o chefe é bem próximo. Além disso, tem a diversidade, só no departamento que eu trabalho tem gente dos seguintes países: República Checa, Hungria, EUA, Argentina, Espanha, Nova Zelândia, Índia, Iraque, Brasil (tenho que me contar) e obviamente Alemanha.
Outra coisa que eu estou gostando é o trabalho em si. Eu sinto que estou aprendendo, não só porque eu percebi que meu inglês era bem focado no dia-a-dia e agora eu estou desenvolvendo meu vocabulário técnico, mas também porque estou revendo e aprofundando conceitos que eu vi na faculdade, que eu já estava me perguntando se algum dia eu precisaria deles! Para completar eu tenho que trabalhar com os sistemas da SAP (óbvio, não?), que são os mais comuns nas grandes empresas no mundo, inclusive no Brasil)
Eu ainda tenho muita coisa para contar, mas acho que o post já está de bom tamanho! Aguardem atualizações em breve (assim eu espero =D)!
Dicas de alemão:
"W" tem som de "V" (Portanto Walldorf, se fala Valdorf)
"V" tem som de "F"
"ei" tem som de "ai" (Logo Heidelberg, se fala Raidelberg)
"eu" tem som de "ói" (Logo Freunde = amigos, se fala Frróinde, coloquei dois Rs, pq ele tem que sair forte, e o E do final é pronunciado como E não como I)
Tschüs
Oi Gabiii!
ResponderExcluirAdorei seu blog! Vou sempre acompanhar!
Que bom q vc está gostando daí e que as pessoas te receberam super bem!
Muito boa a parte "dicas de alemão"! Continue dando mais dicas!
Bjosss
Boa Sorte, e não perca o foco de seus objeitos...Abraços...
ResponderExcluir