Hallo!!!
Mudando o assunto, esse vai ser um post rápido, mas segue uma sugestão de texto para leitura que é muito bom (está em inglês e é longo, mas dá para sentir o drama do que é aprender alemão).
Semana passada finalmente comecei meu tão aguardado curso de alemão! Vou fazer duas vezes por semana uma hora e meia cada aula, é pouco mas é o que dá para fazer (recursos escassos, tanto dinheiro quanto tempo). Resultado da primeira aula, ou melhor de todas as 3 aulas que eu tive até agora, uma baita dor de cabeça!
É impressionante o esforço mental que é necessário para aprender essa língua, ainda mais que quando a professora não está falando em alemão ela está falando em inglês e a noite, depois de um dia de trabalho a única coisa q você quer é descansar!
Pelo menos a professora é muito boa! E para você que já fez curso de inglês e acha que o ritmo é o mesmo...hahahahaha...quem dera!
Desconsiderando o grau de dificuldade da língua que é muito superior ao inglês, eu não lembro de fazer análise morfológica de frase na minha terceira aula de inglês! O engraçado é fazer a análise de uma frase que você não tem a menor ideia do que está escrito. Mas pelo menos eu tenho alguns conceitos bem estruturados em português e isso ajuda bastante, por exemplo, eu não tenho dúvida de quando usar um artigo, qual artigo é outra história já que depende de uma série de coisas! Melhor do que a situação do russo, já que em russo não existem artigos!
Aliás, isso é uma coisa bem legal da sala de aula, a galera é muito diversificada! Tem dois australianos, um americano, um italiano, um russo, uma chinesa e eu. Aparentemente tem mais uma pessoa, mas ela ainda não apareceu!
O engraçado é que eu conheci a chinesa alguns dias antes, como a maioria das pessoas por aqui trabalham em Walldorf, uma garota que eu conhecia estava com ela esperando o trem e nos apresentou. E um dos australianos é também um estagiário da SAP!
Aliás, preciso compartilhar, na segunda descobrimos que trabalhávamos lá, e ficamos um bom tempo conversando, aí quando nos despedimos ele me deu maior abraço...sério, eu fiquei muito feliz! Aqui as pessoas simplesmente não se abraçam, então poder abraçar alguém foi muito bom! Antes que vocês fiquem pensando coisas, foi um abraço de amigos! Abraços fazem bem, como diz meu pai, trocamos energia quando nos abraçamos.
Voltando ao tópico da aula de alemão, não que eu tivesse a ilusão que depois de 6 meses aqui eu voltaria fluente para o Brasil, mas depois desse começo cheguei a conclusão de que minha meta realista será entender o que as pessoas falam e conseguir uma comunicação básica até dezembro. Aí quando eu voltar para o Brasil eu continuo estudando e quem sabe algum dia eu volta para cá e aperfeiçoo. Uma coisa que eu estou feliz é com a minha pronúncia, eu tenho mais facilidade de pronunciar as palavras do que a maioria da sala, mesmo porque, por incrível que pareça, a pronúncia do alemão é muito mais parecida com o português do que com o inglês. Não me perguntem sobre o chinês e o russo! Tirando uns sons parecidos com Rs e as vogais com trema, os sons são relativamente fáceis para quem fala português (pelo menos isso)!
Curiosidade: Mark Twain é considerado um dos maiores escritores norte americanos de todos os tempos. Ele esteve na Europa e teve uma passagem aqui por Heidelberg. Ele também tentou aprender alemão, dessa experiência ele escreveu o seguinte texto: http://www.crossmyt.com/hc/linghebr/awfgrmlg.html
Vale a pena dar uma olhada, ainda mais se você está pensando em começar um curso de alemão!
Das ist alles Volks!
Gabi, boa sorte com o novo curso e mtosss abraços para vc!!! Bjo.
ResponderExcluir